sábado, 5 de março de 2011

INCENTIVO PARA VENDAS

5 passos para campanhas eficazes

Ha um dito popular que fala que as pessoas não gostam de perder nem jogando par ou impar. Se a premissa for verdadeira, o ditado já e um dos primeiros motivos para a sua empresa agregar as campanhas de incentivo ao planejamento de marketing. Confira então os cinco passos fundamentais
para desenvolver campanhas de incentivo:
1. Diagnostico – E fundamental diagnosticar os fatores que nfluenciam a campanha de incentivo. E importante avaliar o histórico da empresa, o atual momento que ela vive e identificar o perfil do publico que se pretende atingir. Conhecer essas e outras características que estejam inseridas no cenário em que a campanha esta envolvida e o primeiro passo para garantir o êxito da ação.
2. Planejamento – E nessa etapa que serão definidos todos os pilares da campanha de incentivo:
a formatação e o tema da campanha, o objetivo, a meta, o regulamento, a premiação, como avaliar os resultados, a motivação dos participantes e toda à parte de criação. Ao definir a meta, e importante analisar três variáveis: o histórico dos períodos anteriores em relação ao objetivo que se pretende atingir, as tendências atuais do mercado e o cenário atual. Em uma campanha que pretende aumentar o numero de vendas, e importante, por exemplo, avaliar as informações do cliente. O regulamento deve ser desenvolvido e entregue aos participantes com todas as condições, para que não apareçam questões duvidosas no decorrer da ação.
3. Lançamento – Esse e o momento de seduzir os participantes para que aceitem o desafio, pois as campanhas não podem ser impostas, mas devem ter um tom convidativo. Ha diversas formas para lançar uma campanha, as mais indicadas são através de eventos, grandes festas, convenções periódicas da empresa ou ações inusitadas que tenham a ver com o tema da campanha. E importante promover um momento de descontração e aproveitá-lo para “fisgar” o interesse dos participantes.
4. Sustentação – Depois de lançar, e necessário manter ao longo dos meses ações que sustentem a campanha. Não esqueça que os participantes precisam de constantes estímulos para continuar motivados e ligados aos objetivos. Uma das mais importantes ações praticas e a comunicação ininterrupta. Os participantes precisam receber informações de tudo que esteja acontecendo na campanha e, principalmente, em relação às performances individuais e coletivas. A exposição dos resultados provoca e estimula, alem de garantir credibilidade às premiações.
5. Encerramento – A finalização de uma campanha de incentivo merece o mesmo cuidado investido no lançamento. Um evento inesquecível ou uma festa criativa são as opções mais indicadas para concluir a campanha. O fechamento positivo mais as cerimônias de premiação e reconhecimento dos participantes conquistam a confiança para ações futuras.

Fonte:Karen Jardzwski - Especial Venda Mais – Dicas preciosas – http://www.vendamais.com.br/